No ritmo
domingo, 20 de outubro de 2013
Feira Literaria
Oi pessoal.....estudo no colegio gurarapes e la teve uma feira literaria pegamos o livro A Revoluçao dos Bichos (leiam muito bom) e tivemos que fazer algo para representalo nossa sala resolveu fazer teatro..irei postar algumas fotos deste...Espero que gostem... : )
sábado, 19 de outubro de 2013
Alimentação saudável relaciona-se também com exercícios físicos (vamos dançar?)
Alimentação saudável é tudo...!
É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças.
Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:
Carboidratos
De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos.
Fibras
Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios
Proteínas
Origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas.
Origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo.
Ferro e Cálcio
As carnes em geral, principalmente os miúdos e vísceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a
quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande.
Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.
Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.
Gorduras
Lipídeos: As gorduras são de diferentes tipos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado. As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam problemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde.
Leia Mais: ABC DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650#ixzz2iCX1T2sw
(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Dança também faz parte do teatro!
Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Esta delimitada por um lado pela sua co-relação com a ópera e por outro pelo cabaré, os três apresentam estilos diferentes, mas suas linhas delimitantes muitas vezes são difíceis de conceituar.
Existem três componentes para um musical: a música, interpretação teatral e o enredo. O enredo de um musical refere-se a parte falada (não cantada) da peça; entretanto, o "enredo" pode também se referir a parte dramática do espetáculo. Interpretação teatral se relaciona as performances de dança, encenação e canto. A música e a letra juntas formam o escopo do musical; as letras e o enredo são freqüentemente impressos como um libreto.O teatro musical no mundo tem sinônimos como Teatro de Revista (Brasil), Comédie musicale (França).
É muito comum ao teatro musical que os trabalhos que tenham sucesso sejam usado no cinema ou adaptados para televisão. Por outro lado alguns programas populares de televisão tem um ou outro episódio ao estilo de um musical como uma peça dentro de seu formato normal(exemplos incluem episódios de Fama,Ally McBeal, Buffy the Vampire Slayer's no episódio Once More with Feeling, Oz's Variety. Se percebe facilmente isso quando repentinamente os personagens começam a cantar e dançar como se estivessem em um teatro musical durante o episódio, outros exemplos em animação são os episódios de The Simpsons, South Park e Family Guy) -- a série televisiva Cop Rock, onde são extensamente usados os formatos musicais, não foi um sucesso.
Mesmo o teatro musical esteja espalhado pelo mundo todo, suas produções são elaboradas muito freqüentemente na Broadway em New York, no West End em Londres, e na França.
Um momento de grande emoção dramática é freqüentemente encenado numa canção. Proverbialmente, "quando a emoção torna-se tão forte no discurso, você canta; quando ela se torna tão forte na canção, você dança." Uma canção deve ser adaptada ao personagem (ou personagens) e na sua situação dentro do enredo. Um show normalmente se abre com uma canção que dá o tom ao musical, introduz de alguma forma os personagens principais, e mostra o enfoque da peça. Dentro da concentrada natureza do musical, os autores devem desenvolver os personagens e o planejamento.
A música apresenta uma forma excelente de expressar a emoção. Entretanto, na média, poucas palavras são cantadas nestes cinco minutos de canção. Portanto existe pouco tempo para desenvolver o drama que transcorre durante a peça, desde que um musical pode ter uma hora e meia ou mais de música.
Texto teatral
Texto teatral
Por certo você já assistiu a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou alguma no momento em que apresentava aquele trabalho à sua professora, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia, revelando assim sua grande importância, pois, além de nos entreter, ainda nos transmite cultura, ampliando ainda mais nossos conhecimentos.
Em virtude disso, conheceremos agora algumas de suas principais características, visto que, como tantos outros textos, ele também tem muito a nos revelar. Dessa forma, fiquemos bem atentos ao que iremos descobrir.
Há um tipo de texto que já é do seu conhecimento – o narrativo –, ou seja, aquele em que alguém conta uma determinada história e nela há personagens, os fatos ocorrem em um determinado lugar, durante um certo tempo, e que esse alguém faz o papel de narrador, podendo participar da história ou somente “ficar do lado de fora”, apenas nos revelando as novidades. Fantástico, não?!
Pois bem, o texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças. Vamos ver quais são?
Enquanto que no narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante. Por isso que nossa presença é de extrema importância para eles, pois vivemos ali, juntos, todas as emoções transmitidas. Caso contrário, tudo se tornaria vago, sem sentido.
Além desse aspecto, há ainda outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.
Na escrita, o texto segue os mesmos padrões do narrativo, isto é, o diálogo é retratado por meio dos sinais de pontuação e são colocados travessões para indicar a mudança das falas dos personagens, como também existem alguns trechos em destaque, normalmente escritos com letras diferentes. Esses trechos não fazem parte das falas, somente servem para indicar alguma mudança de comportamento por parte dos participantes.
Exemplo:
Texto teatral Chapeuzinho Vermelho - Versão lobo engraçado
Por certo você já assistiu a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou alguma no momento em que apresentava aquele trabalho à sua professora, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia, revelando assim sua grande importância, pois, além de nos entreter, ainda nos transmite cultura, ampliando ainda mais nossos conhecimentos.
Em virtude disso, conheceremos agora algumas de suas principais características, visto que, como tantos outros textos, ele também tem muito a nos revelar. Dessa forma, fiquemos bem atentos ao que iremos descobrir.
Há um tipo de texto que já é do seu conhecimento – o narrativo –, ou seja, aquele em que alguém conta uma determinada história e nela há personagens, os fatos ocorrem em um determinado lugar, durante um certo tempo, e que esse alguém faz o papel de narrador, podendo participar da história ou somente “ficar do lado de fora”, apenas nos revelando as novidades. Fantástico, não?!
Pois bem, o texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças. Vamos ver quais são?
Enquanto que no narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante. Por isso que nossa presença é de extrema importância para eles, pois vivemos ali, juntos, todas as emoções transmitidas. Caso contrário, tudo se tornaria vago, sem sentido.
Além desse aspecto, há ainda outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.
Na escrita, o texto segue os mesmos padrões do narrativo, isto é, o diálogo é retratado por meio dos sinais de pontuação e são colocados travessões para indicar a mudança das falas dos personagens, como também existem alguns trechos em destaque, normalmente escritos com letras diferentes. Esses trechos não fazem parte das falas, somente servem para indicar alguma mudança de comportamento por parte dos participantes.
Exemplo:
Texto teatral Chapeuzinho Vermelho - Versão lobo engraçado
CHAPEUZINHO VERMELHO
MÃE – filha, leve esses doces para a festa da vovó!
LOBO – Doces! Festa! – mas nem me convidaram! Que discriminação!
NARRADOR – Chapeuzinho caminha. O lobo a segue se escondendo. Aparece o caçador.
MENINO –( cantando )- Senhor caçador, preste atenção, não vá se enganar quando o lobo pular.
NARR. – O caçador dá tiros para cima e cai desengonçado.
MENINOS –( cantando ) – Senhor caçador, o senhor se enganou, não prestou atenção quando o lobo pulou!
NARR. – aparece o lobo no meio das crianças.
LOBO – Eu ouvi, vocês ouviram? Ai! Estão atrás de mim!
(olha atrás do rabo) – Quem será? (sai depressa)
NARR. O caçador aparece no meio das crianças.
MENINOS – ( cantando ) – Moreno alto, bonito e sensual.
NARR. O caçador corre em direção do lobo e ambos dão voltas ao redor das crianças. Em seguida saem de cena.
Na casa da vovó chega o caçador ofegante.
CAÇADOR – Vovó, tem um lobo vindo para cá.
(A vovó cai dura de pernas para o ar. O caçador acorda a vovó e a leva embora.)
LOBO – (entrando em cena) Festa! Que festa micha! ( roda o rabo ). Não se fazem mais festa como antigamente! Cadê a aniversariante? Cadê a fofó?
( pergunta as crianças) – No guarda roupa?(olha). – Não, ...mas o que é isso?
( mostra um sutiã)
( A platéia responde) e ele diz: não é isso não! É o coador duplo vovó, aqui côa chá e aqui côa café. Inteligente, não!
Em seguida pega uma calcinha) – O que é isso?
(A platéia responde) e ele diz:
LOBO – Não é! Isso aqui é o modelo mais recente de um chapéu de lobo, uma orelha de cá e outra de lá. ( coloca a calcinha na cabeça e sai andando.
LOBO – Bom! Não tem ninguém mas não vou perder a viagem, vou fazer minha festa!
( coloca a música e começa a dançar. Aparece Chapeuzinho)
CHAPEUZINHO – Quem é você?
LOBO – A irmã gêmea da sua fofo (ri entre os dentes)
CHAPEUZINHO - Gêmea?Hum ... Gêmea não é igual?
LOBO – Você me acha tão diferente assim?
CHAPEUZINHO – Acho.
LOBO - Porquê?
CHAPEUZINHO – Por causa desses olhos grandes...
LOBO – São pra ti enxergar.
CHAPEUZINHO – E essas orelhas tão grandes?
LOBO – Pra melhor te ouvir.
CHAPEUZINHO – E esse nariz tão grande?
LOBO – pra melhor te cheirar.
CHAPEUZINHO – E essa boca tão grande?
LOBO – Pra falar caju ( fecha a boca)
CHAPEUZINHO – Você veio pra festa?
LOBO – Vim! Vamos dançar?
(Dançam. Chega a vovó e o caçador dando tiros)
O lobo e a chapeuzinho se escondem atrás da mês, o lobo levando a bandeira branca ( um pedaço de madeira com a calcinha da vovó)
LOBO – Eu quero falar! Deixa eu falar!
CAÇADOR – Você é um lobo malvado!
LOBO – Isso é história! Fizeram minha fama, eu sou um lobo bonzinho e
v e g e t a r i a n o!
CAÇADOR – Não acredito!
LOBO – Acredite!
CAÇADOR – Então me abraça! ( o lobo abraça)
Então me beija. ( o lobo beija)
CHAPEUZINHO – ( aproxima-se do lobo e do caçador) É hora da festa!
É aniversario da vovó! Vamos cantar.
É hora de descontrair...!!!
Discurso
É hora de descontrair!
Você já deve ter visto um discurso em algum lugar, seja ele na Tv ou em um filme. Já parou para pensar o que ele realmente significa?
Bom...discurso é uma forma de se expressar para um público em palavras improvisadas ou escritas antecipadamente.
Vejamos cada um deles:
É hora de descontrair!
Você já deve ter visto um discurso em algum lugar, seja ele na Tv ou em um filme. Já parou para pensar o que ele realmente significa?
Bom...discurso é uma forma de se expressar para um público em palavras improvisadas ou escritas antecipadamente.
Vejamos cada um deles:
Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. É o que ocorre normalmente em diálogos. Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.
Travessões, dois pontos, aspas e exclamações são muito comuns durante a reprodução das falas. Ex.
“O Guaxinim está inquieto, mexe dum lado pra outro. Eis que suspira lá na língua dele – Chente! que vida dura esta de guaxinim do banhado!…”
“- Mano Poeta, se enganche na minha garupa!”
Discurso Indireto: O narrador conta a história e reproduz fala, e reações das personagens. É escrito normalmente em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras suas para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem.
Ex.
“Elisiário confessou que estava com sono.” (Machado de Assis)
“Fora preso pela manhã, logo ao erguer-se da cama, e, pelo cálculo aproximado do tempo, pois estava sem relógio e mesmo se o tivesse não poderia consultá-la à fraca luz da masmorra, imaginava podiam ser onze horas.” (Lima Barreto)
Ex.
“Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais. Estava desanimado. Que pena! Houve um momento em que esteve quase… quase!”
“Retirou as asas e estraçalhou-a. Só tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu… que raiva…” (Ana Maria Machado)
“D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juízo temerário. Para que estar catando defeitos no próximo? Eram todos irmãos. Irmãos.”
Indireto Livre: O texto é escrito em terceira pessoa e o narrador conta a história, mas as personagens têm voz própria, de acordo com a necessidade do autor de fazê-lo. Sendo assim é uma mistura dos outros dois tipos de discurso e as duas vozes se fundem.
Ex.
“Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais. Estava desanimado. Que pena! Houve um momento em que esteve quase… quase!”
“Retirou as asas e estraçalhou-a. Só tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu… que raiva…” (Ana Maria Machado)
“D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juízo temerário. Para que estar catando defeitos no próximo? Eram todos irmãos. Irmãos.” (Graciliano Ramos)
Assinar:
Postagens (Atom)

