Musical : O Rei Leão
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Dança também faz parte do teatro!
Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Esta delimitada por um lado pela sua co-relação com a ópera e por outro pelo cabaré, os três apresentam estilos diferentes, mas suas linhas delimitantes muitas vezes são difíceis de conceituar.
Existem três componentes para um musical: a música, interpretação teatral e o enredo. O enredo de um musical refere-se a parte falada (não cantada) da peça; entretanto, o "enredo" pode também se referir a parte dramática do espetáculo. Interpretação teatral se relaciona as performances de dança, encenação e canto. A música e a letra juntas formam o escopo do musical; as letras e o enredo são freqüentemente impressos como um libreto.O teatro musical no mundo tem sinônimos como Teatro de Revista (Brasil), Comédie musicale (França).
É muito comum ao teatro musical que os trabalhos que tenham sucesso sejam usado no cinema ou adaptados para televisão. Por outro lado alguns programas populares de televisão tem um ou outro episódio ao estilo de um musical como uma peça dentro de seu formato normal(exemplos incluem episódios de Fama,Ally McBeal, Buffy the Vampire Slayer's no episódio Once More with Feeling, Oz's Variety. Se percebe facilmente isso quando repentinamente os personagens começam a cantar e dançar como se estivessem em um teatro musical durante o episódio, outros exemplos em animação são os episódios de The Simpsons, South Park e Family Guy) -- a série televisiva Cop Rock, onde são extensamente usados os formatos musicais, não foi um sucesso.
Mesmo o teatro musical esteja espalhado pelo mundo todo, suas produções são elaboradas muito freqüentemente na Broadway em New York, no West End em Londres, e na França.
Um momento de grande emoção dramática é freqüentemente encenado numa canção. Proverbialmente, "quando a emoção torna-se tão forte no discurso, você canta; quando ela se torna tão forte na canção, você dança." Uma canção deve ser adaptada ao personagem (ou personagens) e na sua situação dentro do enredo. Um show normalmente se abre com uma canção que dá o tom ao musical, introduz de alguma forma os personagens principais, e mostra o enfoque da peça. Dentro da concentrada natureza do musical, os autores devem desenvolver os personagens e o planejamento.
A música apresenta uma forma excelente de expressar a emoção. Entretanto, na média, poucas palavras são cantadas nestes cinco minutos de canção. Portanto existe pouco tempo para desenvolver o drama que transcorre durante a peça, desde que um musical pode ter uma hora e meia ou mais de música.
Texto teatral
Texto teatral
Por certo você já assistiu a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou alguma no momento em que apresentava aquele trabalho à sua professora, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia, revelando assim sua grande importância, pois, além de nos entreter, ainda nos transmite cultura, ampliando ainda mais nossos conhecimentos.
Em virtude disso, conheceremos agora algumas de suas principais características, visto que, como tantos outros textos, ele também tem muito a nos revelar. Dessa forma, fiquemos bem atentos ao que iremos descobrir.
Há um tipo de texto que já é do seu conhecimento – o narrativo –, ou seja, aquele em que alguém conta uma determinada história e nela há personagens, os fatos ocorrem em um determinado lugar, durante um certo tempo, e que esse alguém faz o papel de narrador, podendo participar da história ou somente “ficar do lado de fora”, apenas nos revelando as novidades. Fantástico, não?!
Pois bem, o texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças. Vamos ver quais são?
Enquanto que no narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante. Por isso que nossa presença é de extrema importância para eles, pois vivemos ali, juntos, todas as emoções transmitidas. Caso contrário, tudo se tornaria vago, sem sentido.
Além desse aspecto, há ainda outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.
Na escrita, o texto segue os mesmos padrões do narrativo, isto é, o diálogo é retratado por meio dos sinais de pontuação e são colocados travessões para indicar a mudança das falas dos personagens, como também existem alguns trechos em destaque, normalmente escritos com letras diferentes. Esses trechos não fazem parte das falas, somente servem para indicar alguma mudança de comportamento por parte dos participantes.
Exemplo:
Texto teatral Chapeuzinho Vermelho - Versão lobo engraçado
Por certo você já assistiu a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou alguma no momento em que apresentava aquele trabalho à sua professora, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia, revelando assim sua grande importância, pois, além de nos entreter, ainda nos transmite cultura, ampliando ainda mais nossos conhecimentos.
Em virtude disso, conheceremos agora algumas de suas principais características, visto que, como tantos outros textos, ele também tem muito a nos revelar. Dessa forma, fiquemos bem atentos ao que iremos descobrir.
Há um tipo de texto que já é do seu conhecimento – o narrativo –, ou seja, aquele em que alguém conta uma determinada história e nela há personagens, os fatos ocorrem em um determinado lugar, durante um certo tempo, e que esse alguém faz o papel de narrador, podendo participar da história ou somente “ficar do lado de fora”, apenas nos revelando as novidades. Fantástico, não?!
Pois bem, o texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças. Vamos ver quais são?
Enquanto que no narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante. Por isso que nossa presença é de extrema importância para eles, pois vivemos ali, juntos, todas as emoções transmitidas. Caso contrário, tudo se tornaria vago, sem sentido.
Além desse aspecto, há ainda outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.
Na escrita, o texto segue os mesmos padrões do narrativo, isto é, o diálogo é retratado por meio dos sinais de pontuação e são colocados travessões para indicar a mudança das falas dos personagens, como também existem alguns trechos em destaque, normalmente escritos com letras diferentes. Esses trechos não fazem parte das falas, somente servem para indicar alguma mudança de comportamento por parte dos participantes.
Exemplo:
Texto teatral Chapeuzinho Vermelho - Versão lobo engraçado
CHAPEUZINHO VERMELHO
MÃE – filha, leve esses doces para a festa da vovó!
LOBO – Doces! Festa! – mas nem me convidaram! Que discriminação!
NARRADOR – Chapeuzinho caminha. O lobo a segue se escondendo. Aparece o caçador.
MENINO –( cantando )- Senhor caçador, preste atenção, não vá se enganar quando o lobo pular.
NARR. – O caçador dá tiros para cima e cai desengonçado.
MENINOS –( cantando ) – Senhor caçador, o senhor se enganou, não prestou atenção quando o lobo pulou!
NARR. – aparece o lobo no meio das crianças.
LOBO – Eu ouvi, vocês ouviram? Ai! Estão atrás de mim!
(olha atrás do rabo) – Quem será? (sai depressa)
NARR. O caçador aparece no meio das crianças.
MENINOS – ( cantando ) – Moreno alto, bonito e sensual.
NARR. O caçador corre em direção do lobo e ambos dão voltas ao redor das crianças. Em seguida saem de cena.
Na casa da vovó chega o caçador ofegante.
CAÇADOR – Vovó, tem um lobo vindo para cá.
(A vovó cai dura de pernas para o ar. O caçador acorda a vovó e a leva embora.)
LOBO – (entrando em cena) Festa! Que festa micha! ( roda o rabo ). Não se fazem mais festa como antigamente! Cadê a aniversariante? Cadê a fofó?
( pergunta as crianças) – No guarda roupa?(olha). – Não, ...mas o que é isso?
( mostra um sutiã)
( A platéia responde) e ele diz: não é isso não! É o coador duplo vovó, aqui côa chá e aqui côa café. Inteligente, não!
Em seguida pega uma calcinha) – O que é isso?
(A platéia responde) e ele diz:
LOBO – Não é! Isso aqui é o modelo mais recente de um chapéu de lobo, uma orelha de cá e outra de lá. ( coloca a calcinha na cabeça e sai andando.
LOBO – Bom! Não tem ninguém mas não vou perder a viagem, vou fazer minha festa!
( coloca a música e começa a dançar. Aparece Chapeuzinho)
CHAPEUZINHO – Quem é você?
LOBO – A irmã gêmea da sua fofo (ri entre os dentes)
CHAPEUZINHO - Gêmea?Hum ... Gêmea não é igual?
LOBO – Você me acha tão diferente assim?
CHAPEUZINHO – Acho.
LOBO - Porquê?
CHAPEUZINHO – Por causa desses olhos grandes...
LOBO – São pra ti enxergar.
CHAPEUZINHO – E essas orelhas tão grandes?
LOBO – Pra melhor te ouvir.
CHAPEUZINHO – E esse nariz tão grande?
LOBO – pra melhor te cheirar.
CHAPEUZINHO – E essa boca tão grande?
LOBO – Pra falar caju ( fecha a boca)
CHAPEUZINHO – Você veio pra festa?
LOBO – Vim! Vamos dançar?
(Dançam. Chega a vovó e o caçador dando tiros)
O lobo e a chapeuzinho se escondem atrás da mês, o lobo levando a bandeira branca ( um pedaço de madeira com a calcinha da vovó)
LOBO – Eu quero falar! Deixa eu falar!
CAÇADOR – Você é um lobo malvado!
LOBO – Isso é história! Fizeram minha fama, eu sou um lobo bonzinho e
v e g e t a r i a n o!
CAÇADOR – Não acredito!
LOBO – Acredite!
CAÇADOR – Então me abraça! ( o lobo abraça)
Então me beija. ( o lobo beija)
CHAPEUZINHO – ( aproxima-se do lobo e do caçador) É hora da festa!
É aniversario da vovó! Vamos cantar.
É hora de descontrair...!!!
Discurso
É hora de descontrair!
Você já deve ter visto um discurso em algum lugar, seja ele na Tv ou em um filme. Já parou para pensar o que ele realmente significa?
Bom...discurso é uma forma de se expressar para um público em palavras improvisadas ou escritas antecipadamente.
Vejamos cada um deles:
É hora de descontrair!
Você já deve ter visto um discurso em algum lugar, seja ele na Tv ou em um filme. Já parou para pensar o que ele realmente significa?
Bom...discurso é uma forma de se expressar para um público em palavras improvisadas ou escritas antecipadamente.
Vejamos cada um deles:
Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. É o que ocorre normalmente em diálogos. Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.
Travessões, dois pontos, aspas e exclamações são muito comuns durante a reprodução das falas. Ex.
“O Guaxinim está inquieto, mexe dum lado pra outro. Eis que suspira lá na língua dele – Chente! que vida dura esta de guaxinim do banhado!…”
“- Mano Poeta, se enganche na minha garupa!”
Discurso Indireto: O narrador conta a história e reproduz fala, e reações das personagens. É escrito normalmente em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras suas para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem.
Ex.
“Elisiário confessou que estava com sono.” (Machado de Assis)
“Fora preso pela manhã, logo ao erguer-se da cama, e, pelo cálculo aproximado do tempo, pois estava sem relógio e mesmo se o tivesse não poderia consultá-la à fraca luz da masmorra, imaginava podiam ser onze horas.” (Lima Barreto)
Ex.
“Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais. Estava desanimado. Que pena! Houve um momento em que esteve quase… quase!”
“Retirou as asas e estraçalhou-a. Só tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu… que raiva…” (Ana Maria Machado)
“D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juízo temerário. Para que estar catando defeitos no próximo? Eram todos irmãos. Irmãos.”
Indireto Livre: O texto é escrito em terceira pessoa e o narrador conta a história, mas as personagens têm voz própria, de acordo com a necessidade do autor de fazê-lo. Sendo assim é uma mistura dos outros dois tipos de discurso e as duas vozes se fundem.
Ex.
“Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais. Estava desanimado. Que pena! Houve um momento em que esteve quase… quase!”
“Retirou as asas e estraçalhou-a. Só tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu… que raiva…” (Ana Maria Machado)
“D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juízo temerário. Para que estar catando defeitos no próximo? Eram todos irmãos. Irmãos.” (Graciliano Ramos)
O que significa dançar!?!
O significado da dança varia de acordo com a pessoa:
-Para muitos dançar é um robbe;
-Para outros é uma profissão;
-E para outros é apenas uma terapia, um meio para relaxar
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo
seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Na próxima postagens falaremos dos diferentes tipos de danças : )
Jazz
O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente da cultura negra .O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores tem divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação do bailarino cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.
Sapateado
Sapateado
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.
Historiadores consideram mais provável a hipótese de que o sapateado tenha origem na Irlanda, por volta do século V. Segundo eles, nessa época os camponeses usavam sapatos com sola de madeira, com o objetivo de aquecer os pés. Os diferentes sons produzidos por esses sapatos, ou tamancos (clogs) como eram chamados, tornaram-se motivo de brincadeiras, e dessas brincadeiras surgiram ritmos diferentes, que deram origem a dança chamada de Irish Jig. Por volta do século XVIII, as danças irlandesas eram acompanhadas pelos sons das Harpas e das Gaitas de Foles.
Séculos depois, os tamancos de solado de madeira passaram a ser usados para proteção dos pés dos operários do contato com o calor do chão das fábricas, já no inicio da Revolução Industrial, na Inglaterra. Os sons produzidos com os tamancos, assim como para os irlandeses, tornaram-se motivo de brincadeiras nos intervalos do trabalho nas fábricas, de onde surgiram novos ritmos, e, consequentemente, uma dança chamada Lancashire Clog. No inicio do século XIX, os tamancos de madeira foram substituídos por sapatos de couro (jigs), com moedas (e mais tarde por pequenas placas de metal – taps) no salto e na biqueira, para que produzissem sons.
Entre as décadas de 30 e 50, o sapateado ganhou o mundo através das telas de cinema. Diversos filmes produzidos em Hollywood tornaram indissociáveis o sapateado e nomes como Fred Astaire, Ginger Rogers, Gene Kelly, Ann Miller, entre outros.
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.
Dança do ventre
Dança do ventre
A dança do ventre ganhou visibilidade no Brasil na virada do século XXI. Apresentando-se como um misto de feminilidade e de religiosidade, essa dança conquistou muitas praticantes em nosso país. Esse tipo de dança pode ser praticada com diversos objetos.
Quando a dança ganhou popularidade no Brasil, algumas características eram vinculadas a ela, o que atraia ainda mais as mulheres para a prática:
1) acreditava-se que o exercício da dança do ventre estimulava a feminilidade nas praticantes;
2) que a prática da dança estimulava uma face da religiosidade feminina, estimulando o lado místico da mulher;
3) que como qualquer outro tipo de atividade física, traria benefícios ao corpo e à saúde.
Os movimentos fundamentais da dança do ventre são: movimentos redondos; movimentos em oito; movimentos de mãos e braços; movimentos de cabeça; expressões faciais,enfim, movimentos para tremer algumas partes do corpo.
A dança do ventre ganhou visibilidade no Brasil na virada do século XXI. Apresentando-se como um misto de feminilidade e de religiosidade, essa dança conquistou muitas praticantes em nosso país. Esse tipo de dança pode ser praticada com diversos objetos.
Quando a dança ganhou popularidade no Brasil, algumas características eram vinculadas a ela, o que atraia ainda mais as mulheres para a prática:
1) acreditava-se que o exercício da dança do ventre estimulava a feminilidade nas praticantes;
2) que a prática da dança estimulava uma face da religiosidade feminina, estimulando o lado místico da mulher;
3) que como qualquer outro tipo de atividade física, traria benefícios ao corpo e à saúde.
Os movimentos fundamentais da dança do ventre são: movimentos redondos; movimentos em oito; movimentos de mãos e braços; movimentos de cabeça; expressões faciais,enfim, movimentos para tremer algumas partes do corpo.
Dança de Rua (Street Dance/Hip-Hop)
A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
* Fortes
* Sincronizados e harmoniosos
* Rápidos
* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Coreografados
* Sincronizados e harmoniosos
* Rápidos
* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Coreografados
As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica.
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como conseqüência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi desseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.
Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Broolkin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
Dança Contemporânea
A dança contemporânea
O que é
A dança contemporânea propõe aos seus dançarinos fazer uma investigação sobre o seu próprio corpo que permite com que você descubra movimentos e expresse seus sentimentos, emoções e pensamentos no momento em que está dançando. De modo geral, a dança contemporânea é vista como uma forma de autoconhecimento.A dança contemporânea se preocupa com a anatomia e com as leis da física, ou seja, com a gravidade e com a força peso de nosso corpo, pensando sempre nos movimentos.
Todos os humanos são criados dentro de certos padrões, independente de cultura ou raça e o problema maior é que ficamos acomodados. Mas, a dança contemporânea surge a partir de processos internos, ou seja, de como os nossos músculos se movimentam e como os ossos se encaixam. Por isso, o objetivo principal da dança é buscar o que existe dentro de cada um, respeitando os seus limites.
Quando se começa a praticar a dança contemporânea se começa criar novos pontos de vista sobre a vida e o mundo, deixando de lado velhos padrões sobre a forma de pensar e agir. Desta maneira, para muitos bailarinos da dança contemporânea, o talento tem muito pouco a ver com a dança e sim com a forma de experimentar livremente, pois é neste momento que a capacidade física e mental se aflora, levando sempre em consideração a individualidade de cada um.
Abaixo um exemplo de uma dança contemporânea lindíssima:
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Dança de Salão
Dança de Salão
As danças de salão surgiram entre os nobres da Europa e principalmente com o surgimento da dança realizada com casais. Quando os europeus foram colonizar as Américas, eles levaram as danças em locais fechados para essas localidades. Foram nesses países que surgiram os tipos mais comuns de dança de salão como gafieira, tango, salsa, bolero e maxixe.
Veja alguns exemplos:
ForróO nome forró deriva da palavra 'forrobodó' e já era dançada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu grande influência dos africanos e europeus. É uma dança típica realizada entre casais que executam várias evoluções durante os passos. Na década de 80, surgiu um tipo de forró que utilizava instrumentos musicais eletrônicos e atraíram um público mais diversificado para esse estilo.
Um dos passos mais básicos do forró, é o que o homem abraça sua parceira colocando uma de suas mãos na cintura dela e segurando a outra mão um pouco acima da cintura dos dois. Enquanto isso, a mão dela se posiciona nas costas do parceiro e seu rosto também se aproxima. Posteriormente, são dados dois passos com o pé esquerdo para o lado esquerdo e depois repetir o gesto para o lado direito. O casal deve girar pelo salão repetindo esses passos.
Samba de Gafieira
Essa dança é uma herança do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX. O nome vem da palavra francesa 'gaffe' (gafe). É sempre o homem que conduz a mulher e ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão, choro e clarineta.
Salsa
A salsa é uma dança que surgiu em Cuba e fez sucesso após outras danças latinas como o Cha Cha Cha, a Rumba e o Mambo. Porém, essa dança ganhou mais notoriedade por meio das obras dos porto-riquenhos Irmãos Lebron. Por onde passou, a salsa foi agregando valores de países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e República Dominicana. Dançada em pares, ela usa as batidas do ritmo da salsa e muitos rodopios. É uma dança sensual que permite que os bailarinos abusem da movimentação do corpo.
Bolero
Esse tipo de dança surgiu na Europa e chegou a Cuba ainda no século XIX. A base desse ritmo é o dois pra lá, dois pra cá; porém, ocorrem também os giros, as caminhadas e evoluções durante o bolero. O significado do nome da dança é explicado por causa dos vestidos usados por algumas bailarinas. As peças continham bolas (chamadas de boleiras).
Cha-cha-cha
É uma dança que surgiu em Cuba, durante os anos 50, e pode ser dançada em pares ou por qualquer pessoa. É um tipo de dança de salão dinâmica e divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, e outros dois mais lentos. Quando os dançarinos executavam os passos mais rápidos, o som ouvido era parecido com cha, cha,cha, por isso o nome dessa dança. O casal não precisa ficar tão próximo durante a execução e a mulher coloca a mão sobre o ombro do seu parceiro enquanto ele realiza o mesmo procedimento. O pé deve permanecer sempre em contato com o chão e o peso da pessoa vai sendo direcionado para cada um deles.
Rumba
É uma das danças de salão com estilo mais lento, surgiu por meio dos ritmos africanos e chegou a Cuba após a chegada dos espanhóis. E, em 1925, foi banida do país, pois foi considerada inapropriada para os costumes da época. Entretanto, a rumba conseguiu sobreviver a todas as objeções.
Os passos são simples e a mulher utiliza a coreografia para seduzir o homem. Eles estabelecem um jogo na pista de dança. São movimentos agressivos, insistentes e românticos. Além disso, há um extenso trabalho com os pés e a utilização de instrumentos musicais como tambores, percussão e maracas.
Tango Argentino
O tango surgiu nos bairros mais humildes da Argentina e se tornou uma das danças mais admiradas no mundo. Assim como a valsa, o casal de dançarinos dançam bem próximos e pode-se improvisar mais do que as outras modalidades. Apesar do surgimento no país portenho, o tango argentino sofreu influências de países como Itália, França e Espanha. Uma das origens é que a dança e a música do tango estão ligadas aos homens argentinos, que faziam filas nos bordéis e, para que não ficassem esperando tanto, os donos desses estabelecimentos contratavam músicos de tango.
No início do século XX, a dança chegou a Europa. Atualmente, a dança é dividida de três formas: o estilo argentino, o americano e o internacional. O ombro esquerdo conduz o casal que deve manter seu corpo inclinado. São basicamente oito passos principais que são realizados com movimentos cheios de intensidade e dramaticidade. Os dançarinos devem manter a proximidade e o olhar intenso.
Zouk
O zouk surgiu nos países caribenhos durante as décadas de 60 e 70. A palavra significa festa e é dançada analisando o tempo da música. No Brasil, o zouk contém mais giros e movimentos com os membros superiores.
Soltinho
O soltinho é comparado a danças que surgiram nos Estados Unidos, mas ele possui passos básicos tanto para a direita como para a esquerda. Além disso, não há uma música específica para ele e sim canções que se encaixam perfeitamente para dançar soltinho. No Brasil, começou a ser mais praticado a partir da década de 80.
As danças de salão surgiram entre os nobres da Europa e principalmente com o surgimento da dança realizada com casais. Quando os europeus foram colonizar as Américas, eles levaram as danças em locais fechados para essas localidades. Foram nesses países que surgiram os tipos mais comuns de dança de salão como gafieira, tango, salsa, bolero e maxixe.
Veja alguns exemplos:
ForróO nome forró deriva da palavra 'forrobodó' e já era dançada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu grande influência dos africanos e europeus. É uma dança típica realizada entre casais que executam várias evoluções durante os passos. Na década de 80, surgiu um tipo de forró que utilizava instrumentos musicais eletrônicos e atraíram um público mais diversificado para esse estilo.
Um dos passos mais básicos do forró, é o que o homem abraça sua parceira colocando uma de suas mãos na cintura dela e segurando a outra mão um pouco acima da cintura dos dois. Enquanto isso, a mão dela se posiciona nas costas do parceiro e seu rosto também se aproxima. Posteriormente, são dados dois passos com o pé esquerdo para o lado esquerdo e depois repetir o gesto para o lado direito. O casal deve girar pelo salão repetindo esses passos.
Samba de Gafieira
Essa dança é uma herança do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX. O nome vem da palavra francesa 'gaffe' (gafe). É sempre o homem que conduz a mulher e ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão, choro e clarineta.
Maxixe
Dança de salão que surgiu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. Inicialmente, foi criticada pela igreja, pela polícia e pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É conhecido como o tango brasileiro.
Merengue
Essa é uma dança que surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompeta e teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito deixando o ritmo apenas para as pernas e os pés.
Dança de salão que surgiu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. Inicialmente, foi criticada pela igreja, pela polícia e pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É conhecido como o tango brasileiro.
Merengue
Essa é uma dança que surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompeta e teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito deixando o ritmo apenas para as pernas e os pés.
Salsa
A salsa é uma dança que surgiu em Cuba e fez sucesso após outras danças latinas como o Cha Cha Cha, a Rumba e o Mambo. Porém, essa dança ganhou mais notoriedade por meio das obras dos porto-riquenhos Irmãos Lebron. Por onde passou, a salsa foi agregando valores de países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e República Dominicana. Dançada em pares, ela usa as batidas do ritmo da salsa e muitos rodopios. É uma dança sensual que permite que os bailarinos abusem da movimentação do corpo.
Bolero
Esse tipo de dança surgiu na Europa e chegou a Cuba ainda no século XIX. A base desse ritmo é o dois pra lá, dois pra cá; porém, ocorrem também os giros, as caminhadas e evoluções durante o bolero. O significado do nome da dança é explicado por causa dos vestidos usados por algumas bailarinas. As peças continham bolas (chamadas de boleiras).
Cha-cha-cha
É uma dança que surgiu em Cuba, durante os anos 50, e pode ser dançada em pares ou por qualquer pessoa. É um tipo de dança de salão dinâmica e divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, e outros dois mais lentos. Quando os dançarinos executavam os passos mais rápidos, o som ouvido era parecido com cha, cha,cha, por isso o nome dessa dança. O casal não precisa ficar tão próximo durante a execução e a mulher coloca a mão sobre o ombro do seu parceiro enquanto ele realiza o mesmo procedimento. O pé deve permanecer sempre em contato com o chão e o peso da pessoa vai sendo direcionado para cada um deles.
Rumba
É uma das danças de salão com estilo mais lento, surgiu por meio dos ritmos africanos e chegou a Cuba após a chegada dos espanhóis. E, em 1925, foi banida do país, pois foi considerada inapropriada para os costumes da época. Entretanto, a rumba conseguiu sobreviver a todas as objeções.
Os passos são simples e a mulher utiliza a coreografia para seduzir o homem. Eles estabelecem um jogo na pista de dança. São movimentos agressivos, insistentes e românticos. Além disso, há um extenso trabalho com os pés e a utilização de instrumentos musicais como tambores, percussão e maracas.
O tango surgiu nos bairros mais humildes da Argentina e se tornou uma das danças mais admiradas no mundo. Assim como a valsa, o casal de dançarinos dançam bem próximos e pode-se improvisar mais do que as outras modalidades. Apesar do surgimento no país portenho, o tango argentino sofreu influências de países como Itália, França e Espanha. Uma das origens é que a dança e a música do tango estão ligadas aos homens argentinos, que faziam filas nos bordéis e, para que não ficassem esperando tanto, os donos desses estabelecimentos contratavam músicos de tango.
No início do século XX, a dança chegou a Europa. Atualmente, a dança é dividida de três formas: o estilo argentino, o americano e o internacional. O ombro esquerdo conduz o casal que deve manter seu corpo inclinado. São basicamente oito passos principais que são realizados com movimentos cheios de intensidade e dramaticidade. Os dançarinos devem manter a proximidade e o olhar intenso.
Zouk
O zouk surgiu nos países caribenhos durante as décadas de 60 e 70. A palavra significa festa e é dançada analisando o tempo da música. No Brasil, o zouk contém mais giros e movimentos com os membros superiores.
Soltinho
O soltinho é comparado a danças que surgiram nos Estados Unidos, mas ele possui passos básicos tanto para a direita como para a esquerda. Além disso, não há uma música específica para ele e sim canções que se encaixam perfeitamente para dançar soltinho. No Brasil, começou a ser mais praticado a partir da década de 80.
Balé
O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.
Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
Os princípios básicos do balé são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
A gravação não esta muito nítida ,mas, a coreografia é muito boa
Assinar:
Postagens (Atom)







